Viralizou no DF

Nutri cita 5 alimentos que são os melhores para aliviar a constipação

À coluna Claudia Meireles, a nutricionista Andrezza Botelho já listou quase “uma prateleira” de alimentos com potencial de beneficiar o intestino e que ajudam na evacuação e na limpeza do cólon, órgão responsável pela formação de fezes. Segundo a especialista, algumas opções são capazes de fazer uma “faxina interna e deixar tudo funcionando direito.”

Leia também
  • Claudia Meireles

    3 chás que ajudam a aliviar gases e atuam na limpeza do cólon
  • Claudia Meireles

    Suplemento ajuda na limpeza do cólon e atua no controle da glicose
  • Claudia Meireles

    Veja 3 alimentos anti-inflamatórios que auxiliam na limpeza do cólon
  • Claudia Meireles

    Nutricionista lista semente que ajuda o intestino e a limpeza do cólon

De acordo com a pós-graduada em medicina do estilo de vida, alimentos fermentados devem ser consumidos por quem almeja melhorar a saúde do intestino. “Essas opções têm probióticos, isto é, bactérias boas que cuidam da flora intestinal”, pontua. Andrezza prossegue ao elencar os melhores: “Kefir, iogurte natural, chucrute, kombucha e até o kimchi são incríveis.”

4 imagensA constipação é resultado da dificuldade de evacuaçãoO kombucha é uma bebida fermentada feita com chás que equilibra a flora intestinal e fortalece e melhora o funcionamento do intestinoUma alimentação equilibrada torna a flora intestinal mais saudávelFechar modal.1 de 4

O kefir é um dos alimentos listados pela nutricionista

Getty Images2 de 4

A constipação é resultado da dificuldade de evacuação

GettyImages3 de 4

O kombucha é uma bebida fermentada feita com chás que equilibra a flora intestinal e fortalece e melhora o funcionamento do intestino

GettyImages4 de 4

Uma alimentação equilibrada torna a flora intestinal mais saudável

RossHelen/Getty Images

“Um intestino com microbiota equilibrada funciona melhor, digere melhor e, claro, evacua melhor”, sustenta a nutricionista funcional integrativa. Vale destacar que a constipação decorre da dificuldade de evacuação. Entre os efeitos resultantes da condição, estão fezes duras e ressecadas, o que tende a causar um desconforto abdominal.

Lembrete: beba água

Em entrevista anterior, Andrezza Botelho ressaltou que a água tem papel essencial no quesito “faxina intestinal” por ajudar a hidratar o bolo fecal, tornando-o mais macio e fácil de eliminar. Ela argumentou a respeito da importância de ingerir a quantidade correta do líquido diariamente.

“Sem a água, até as fibras mais incríveis do mundo não funcionam direito. Se você come muita fibra e não bebe água suficiente, cuidado, pois pode ter o efeito contrário e acabar com o intestino travado. Então, hidratação sempre”, orientou a especialista.

Na avaliação da pós-graduada em medicina do estilo de vida, o intestino pode ser considerado como o “centro de comando” do corpo. “O órgão não só elimina o que não precisamos, mas também absorve os nutrientes, regula o humor e ainda fortalece o sistema imunológico”, sustentou a nutricionista.

A nutricionista explica sobre os benefícios de determinados alimentos para a saúde intestinal

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.



Créditos da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *