Viralizou no DF

Israel vai permitir a entrada gradual e controlada de mercadorias em Gaza

A Cogat, agência militar israelense que coordena ajuda humanitária, informou em sua conta no X (ex-Twitter) nesta terça-feira (5/8) que Israel permitirá a entrada gradual e controlada de mercadorias em Gaza por meio de comerciantes locais.

“O objetivo é aumentar o volume de ajuda que entra na Faixa de Gaza, ao mesmo tempo em que se reduz a dependência da coleta de assistência por parte da ONU e de organizações internacionais”, declarou a agência.

De acordo com a Cogat, um número limitado de comerciantes locais foi aprovado, sujeitos a critérios específicos e triagem de segurança. Estão entre as mercadorias alimentos básicos, como comidas para bebês, frutas, vegetais e produtos de higiene.

Leia também
  • Mundo

    Gaza: ataque israelense a centro de alimentos mata quase 30 pessoas
  • Mundo

    Crise em Gaza mobiliza líderes internacionais a pressionarem Israel
  • Brasil

    França envia 40 toneladas de comida a Gaza por via aérea
  • Mundo

    Gaza: enviado de Trump visita centro de ajuda após mortes por fome

“Os pagamentos pela compra desses produtos serão realizados exclusivamente por meio de transferência bancária. As mercadorias serão submetidas a uma inspeção minuciosa”, explicou a agência.

A nota da Cogat indica ainda que haverá cooperação com agências de segurança:

“Continuaremos a operar mecanismos de monitoramento e supervisão para a entrada de ajuda na Faixa de Gaza, ao mesmo tempo em que tomaremos todas as medidas possíveis para impedir o envolvimento do Hamas na distribuição da ajuda.”

Créditos da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *