Política Local

GDF libera quase R$ 5 milhões em microcrédito para fortalecer pequenos negócios

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, destaca um diferencial do Prospera: “É o crédito mais barato disponível hoje no DF, mais barato inclusive que o oferecido por bancos”

No ramo odontológico, o empresário Bruno Rodrigues conta que o principal desafio enfrentado antes de conseguir o crédito do Prospera foi a crise provocada pela pandemia de covid-19. “Os recursos ficaram mais escassos, e o movimento caiu bastante por conta do receio das pessoas de irem até um consultório, com medo da contaminação”, relembra. Foi nesse contexto que ele soube do programa por indicação de um colega. “Isso ajudou muito porque o programa oferece dois tipos de recursos: um para investimento e outro para capital de giro”, explicou.

Segundo ele, uma das principais vantagens do Prospera é o juro diferenciado. “É muito mais baixo do que o praticado pelos bancos”, apontou. Com o crédito, Bruno conseguiu adquirir novos equipamentos e repor insumos importantes para o funcionamento da clínica. “Tinha momentos em que não havia recurso para comprar os produtos com mais saída. O capital de giro foi essencial. No lado do investimento, também consegui comprar materiais que precisava com urgência”.

Para Bruno, o impacto do Prospera na vida profissional foi imediato: “Como implantodontista, às vezes aparecem pacientes que precisam de soluções rápidas. Antes, eu comprava os materiais conforme a demanda, mas com o crédito, consegui manter um pequeno estoque de implantes e acessórios. Isso me ajudou a não perder pacientes e dar respostas mais ágeis”.

Ele utilizou o primeiro recurso em 2022 e o segundo entre o final de 2023 e o início de 2024. “A gente paga em parcelas tranquilas, com juros baixos, e ao final de cada contrato já é possível solicitar uma nova linha. Agora faltam quatro parcelas, e assim que terminar, pretendo pegar mais”, contabiliza.

Como adquirir

A solicitação do microcrédito começa nas agências do trabalhador. Atualmente, são 14 unidades fixas e outras duas itinerantes em fase de implantação. Nessas agências, o interessado passa por uma simulação inicial com um agente de crédito. A partir desse primeiro contato, inicia-se um diálogo para entender a finalidade do recurso, que pode ser utilizado na compra de equipamentos, contratação de funcionários ou melhorias no produto ou serviço oferecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *