Viralizou no DF

Dentista alerta para os riscos de consumir creatina sem diluir o pó

A creatina é um dos suplementos mais populares entre praticantes de atividade física. Conhecida por aumentar a força, melhorar a performance e auxiliar no ganho de massa muscular, ela atua como fonte de produção de energia para as células musculares.

Uma maneira muito comum de consumir a creatina no mundo fitness é no estilo dry scooping, que consiste em ingerir o pó diretamente na boca, sem dissolvê-lo em água ou outro líquido. A técnica é uma forma de turbinar os efeitos da creatina no organismo.

Leia também
  • Vida & Estilo

    Suplementação para idosos: whey e creatina são opções seguras? Veja
  • Vida & Estilo

    Creatina: expert revela qual a dose ideal e por quanto tempo tomar
  • Vida & Estilo

    O que acontece quando você toma creatina diariamente mesmo sem treinar
  • Saúde

    Faz mal aos rins? Engorda? Veja mitos e verdades sobre a creatina

No entanto, muitos especialistas estão chamando atenção para os perigos que essa prática pode trazer à saúde bucal. De acordo com a dentista Ilana Marques, o uso da creatina em si não prejudica os dentes. O problema está justamente na forma de consumo.

“O dry scooping pode irritar a mucosa oral e a garganta, além de causar uma série de desgastes aos dentes”, contou a especialista à coluna Claudia Meireles.

5 imagensSuplementos alimentares são produtos que complementam a alimentação, fornecendo nutrientes, enzimas, probióticos e outras substânciasEles não são medicamentos e não devem ser usados para tratar, prevenir ou curar doençasA dose e a forma de ingestão recomendada varia conforme o tipo do suplemento, a idade e os objetivos de cada pessoaPara utilizados deve-se contatar um profissionalFechar modal.1 de 5

A creatina é um suplemento que pode ajudar a aumentar a massa muscular, a força e a resistência

Getty Images2 de 5

Suplementos alimentares são produtos que complementam a alimentação, fornecendo nutrientes, enzimas, probióticos e outras substâncias

Getty Images3 de 5

Eles não são medicamentos e não devem ser usados para tratar, prevenir ou curar doenças

Getty Images4 de 5

A dose e a forma de ingestão recomendada varia conforme o tipo do suplemento, a idade e os objetivos de cada pessoa

Getty Images5 de 5

Para utilizados deve-se contatar um profissional

Getty Images

Efeitos nos dentes

Entre os principais riscos para a saúde bucal apontados pela especialista, encontram-se:

  • Erosão do esmalte: o pó da creatina é levemente ácido e, ao entrar em contato direto com os dentes, pode desgastar o esmalte;
  • Aumento do risco de cáries e outras doenças: não diluir a creatina em líquidos pode favorecer o acúmulo de resíduos de pó na boca, criando um ambiente que favorece a proliferação de bactérias;
  • Sensibilidade dentária: o contato direto do pó pode deixar os dentes mais sensíveis, especialmente em pessoas com microtrincas ou desgaste prévio dos dentes.

Como consumir a creatina?

A forma mais segura de consumir a creatina é diluí-la em água, sucos ou shakes, garantindo que o pó seja totalmente dissolvido antes da ingestão. Isso evita o contato abrasivo direto com os dentes e também melhora a absorção do suplemento pelo organismo.

Pote preto de creatina,com um copo de shake de chocolate, em um fundo begeA forma mais segura de consumir a creatina é diluí-la em água, sucos ou shakes, garantindo que o pó seja totalmente dissolvido antes da ingestão

Outra recomendação é não exagerar na dose: a quantidade ideal deve ser prescrita por um nutricionista ou profissional de saúde, respeitando os objetivos e necessidades individuais.

Além disso, manter a higiene bucal regular — escovação correta, uso de fio dental e visitas periódicas ao dentista — ajuda a prevenir problemas relacionados à saúde bucal.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.



Créditos da Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *