Durante a madrugada deste domingo (10/8), quando as temperaturas chegaram aos 9ºC em São Paulo, o abrigo solidário do governo estadual na estação Pedro II do Metrô acolheu 102 pessoas em situação de rua. Entre elas, 94 homens, oito mulheres e cinco animais de estimação.
O espaço oferece colchões, cobertores e alimentação. Pela manhã, os acolhidos recebem um ticket para tomar café no restaurante Bom Prato da Rua 25 de Março, no centro da cidade de São Paulo.
O abrigo solidário emergencial é uma ação conjunta da Defesa Civil com o Metrô de São Paulo, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), o Fundo Social de São Paulo e a Secretaria de Transportes Metropolitanos. O equipamento seguirá ativo até o dia 12 de agosto.
As temperaturas devem seguir consideravelmente baixas durante todo o final de semana, por conta da passagem de uma frente fria, associada à circulação marítima de um ciclone em alto mar. Com isso, o tempo deve permanecer nublado em parte do estado de São Paulo.
Nas próximas horas, apesar do sol aparente, o frio predomina. A máxima não deve ultrapassar os 15ºC durante a tarde. O dia termina sem previsão de chuva. A Defesa Civil Municipal mantém toda a capital paulista em estado de alerta para baixas temperaturas desde o último domingo (22/06).
A presença da massa de ar frio mantém o tempo estável e seco durante a próxima semana. No geral, as temperaturas permanecem abaixo da média para a época do ano.
A segunda-feira (11/8) terá períodos com sol e muitas nuvens devido aos ventos que sopram do oceano em direção à costa. Há potencial para garoa no fim da tarde e noite. Mínima de 10°C e máxima de 16°C.