Política Local

Celina lidera disputa pelo GDF; Arruda tem mais de 50% de rejeição

No Senado, Michelle Bolsonaro (PL) e Ibaneis Rocha (MDB) lideram a disputa. O estudo tem margem de erro de três pontos percentuais e índice de confiança de 95%.
O levantamento também mediu a rejeição dos principais nomes ao Palácio do Buriti. José Roberto Arruda tem 53%, bem acima dos índices de Celina Leão (27%), Ricardo Cappelli (24%), Paula Belmonte (22%) e Leandro Grass (20%).
No cenário estimulado com a presença do ex-governador José Roberto Arruda (sem partido), Celina aparece isolada na liderança com 40% das intenções de voto. Arruda, sem partido, registra 21%, seguido por Leandro Grass (PT), com 13%. Em seguida, Ricardo Cappelli (PSB) e Paula Belmonte (PSDB) ficaram com os mesmos 6%. Nulos e brancos correspondem a 9% e 5% não sabem ou não responderam.
Sem Arruda na disputa, Celina amplia sua vantagem e liquida a eleição ainda no primeiro turno, por ter 50% das intenções de voto, com Grass na segunda posição, com 16%. Nesse quadro, Cappelli e Paula Belmonte seguem empatados, com 7% cada, enquanto votos brancos e nulos sobem para 11% e indecisos para 9%.
Senado: Michelle e Ibaneis lideram em todos os cenários
Para a disputa ao Senado, Michele Bolsonaro aparece como favorita na maior parte das simulações. No primeiro cenário, ela lidera com 28%, seguida por Ibaneis Rocha, com 21%. Na sequência estão Leila do Vôlei (PDT), com 16%; Erica Kokay (PT), com 14%; e Sebastião Coelho (Novo), com 6%.

Votos brancos e nulos somam 8% e indecisos, 7%. No recorte por primeiro voto, a ex-primeira-dama sobe para 31%. Já no segundo voto, ela marca 25%, mantendo a dianteira.

Sem Michelle Bolsonaro na disputa, Ibaneis Rocha passa a liderar com 24%, seguido por Leila do Vôlei (PDT) e Bia Kicis (PL), ambas com 18%. Erica Kokay teria 15%, em situação de empate técnico. Sebastião Coelho (Novo) fecha com 8%. Nos recortes de primeiro e segundo votos, Ibaneis manteria a primeira colocação.

Em um panorama com novos nomes — incluindo Paulo Octávio (PSD) e Izalci Lucas (PL) — Michelle Bolsonaro lidera novamente, com 23%, seguida por Ibaneis com 19%. Leila do Vôlei aparece com 15%, enquanto Erica Kokay e Leandro Grass empatam com 10%. Sebastião Coelho soma 4%. Michelle e Ibaneis também aparecem como líderes no primeiro e no segundo voto.
Avaliação da gestão de Ibaneis Rocha

A pesquisa também mediu a percepção dos eleitores sobre o governo Ibaneis. para 34%, a gestão é ótima ou boa. Outros 39% acham regular. Para 24% é ruim ou péssima e 10% não sabem ou não responderam.

Quando perguntados sobre como avaliam o DF em comparação aos outros estados, 55% acreditam que a Capital federal está melhor. Já para 29% dizem que está igual e 14% consideram pior.

Os entrevistados também opinaram sobre o que esperam da próxima gestão. Segundo 47% dos entrevistados, é melhor manter a maior parte das políticas, mas adotando melhorias. Outros 15% querem continuidade total. Para 21% é preciso fazer mudanças na maior parte das ações e 10% querem mudar tudo – 6% não souberam responder.

Questionados sobre quem foi o melhor governador entre os três últimos, 74% dos eleitores responderam Ibaneis Rocha. Rodrigo Rollemberg (PSB) foi citado por 10% e Agnelo Queiroz, por 7%. Os indecisos somaram 9%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *