A tenista canadense Victoria Mboko escreveu mais um capítulo vitorioso em sua carreira. Nesta quarta-feira (7/8) ela conquistou o WTA 1000 de Montréal, depois de um jogo complicado contra Naomi Osaka na grande final. A jovem de 18 anos venceu de virada, por 2 sets a 1 com parciais de 2/6,6/4 e 6/1, em um jogo de pouco mais de duas horas de duração.
Leia também
-
Esportes
Tênis: ex-número 3 do mundo revela ameaças de morte após derrota
-
Esportes
Tenista revela ódio de Rafael Nadal: “Alguns gestos me enojavam”
-
Esportes
Tenistas terminam namoro após eliminação precoce em Wimbledon: entenda
-
Esportes
Ex-tenista Flávio Saretta e ex-Tiazinha anunciam fim do casamento
Além de ser a quarta tenista de Canadá a disputar a final de Montréal, Mboko conseguiu entrar na galeria dos recordes como segunda jogadora mais jovem da história da Era Open a vencer quatro campeãs do Grand Slam (Naomi Osaka, Sofia Kenin, Coco Gauff e Elena Rybakina), ficando atrás apenas de Serena Williams, em 1999, ao disputar o US Open.
A semifinal mostrou uma partida complexa entre Mboko e Rybakina, atualmente número 12 do mundo. As parciais foram 1-6, 7-5 e 7-6, em duas horas e quarenta e seis minutos de partida. A atleta do Cazaquistão buscava voltar ao top-10 e chegar na 21ª final da carreira. Já a canadense deixa o 85º lugar e sobe para 25º com a conquista da competição.
Victoria Mboko nasceu em Carolina do Norte, nos Estados Unidos, tendo os pais emigrantes da República Democrática do Congo. A ex-número 3 do mundo, Nathalie Tauziat, é treinadora da jovem atleta canadense, depois de uma carreira onde foi finalista de Wimbledon, em 98. O primeiro título da atleta de 18 anos foi no W25 em Saskatoon em 2022.
OH MY GOD VICTORIA MBOKO pic.twitter.com/qoE1ZxVaKh
— Owen (@kostekcanu) August 8, 2025