Secretário de Economia do DF, Ney Ferraz, pede exoneração do cargo Novo titular da pasta será Daniel Izaias de Carvalho, atual presidente do…
Secretário de Economia do DF, Ney Ferraz, pede exoneração do cargo
Novo titular da pasta será Daniel Izaias de Carvalho, atual presidente do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal (Inas)
O secretário de Estado de Economia do Distrito Federal, Ney Ferraz, anunciou nesta sexta-feira (1º) seu pedido de exoneração do cargo. Em carta divulgada à imprensa, Ferraz afirmou que a decisão foi tomada por iniciativa própria, motivada por um “profundo senso de responsabilidade e respeito” ao trabalho conduzido pelo governador Ibaneis Rocha.
O afastamento do governo, segundo ele, é necessário para enfrentar um “episódio pessoal extremamente doloroso”, marcado por acusações “infundadas e injustas”. Apesar disso, demonstrou confiança no sistema judiciário e afirmou acreditar que “tudo será devidamente esclarecido”.
Ferraz destacou os avanços obtidos durante sua gestão na pasta da Economia, citando o equilíbrio fiscal, a modernização da administração pública e o fortalecimento dos serviços essenciais. Entre as principais realizações, mencionou o pagamento em dia dos servidores, a criação do plano de saúde para o funcionalismo, a nomeação de mais de 30 mil servidores concursados e a ampliação da arrecadação sem aumento de impostos — com destaque para a redução do ITBI.
“Adotamos medidas de fortalecimento da gestão dos recursos públicos e conduzimos, com transparência, uma política austera de equilíbrio entre responsabilidade fiscal e sensibilidade social”, recordou.
Servidor público federal, Ney Ferraz ainda reiterou sua lealdade ao governador Ibaneis Rocha, a quem atribuiu a liderança dos avanços obtidos no Distrito Federal. “Sigo com orgulho de fazer parte dessa gestão, que colocou o Distrito Federal no ranking das capitais com melhor qualidade do mundo. Isso é o legado do governador Ibaneis Rocha, que tem liderado com coragem, sensibilidade e visão de futuro a capital do Brasil. Minha lealdade e admiração por ele permanecem intactas”, fris
Ele ainda agradeceu aos colegas pelos quatro anos à frente das finanças do GDF. “À equipe da Secretaria de Economia, minha gratidão. Aos colegas de governo, agradeço pelo companheirismo e confiança. À população do DF, reafirmo meu compromisso de continuar contribuindo, sempre, para o desenvolvimento da nossa capital — ainda que, por ora, de outra trincheira”, concluiu.
A exoneração dele deve ser publicada na segunda-feira (4), no Diário Oficial do DF (DODF). Quem assume o comando da Secretaria de Economia é o auditor de controle interno, Daniel Izaias de Carvalho, atual diretor-presidente do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal (Inas).
Por Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger