Cidades & Regiões Administrativas

IFMG publica editais 2026 para cursos técnicos e de graduação –

O início das aulas está previsto para o primeiro semestre de 2026   • Freepik Ao todo, são ofertadas 4.823 vagas, distribuídas em 18 campi l…

O início das aulas está previsto para o primeiro semestre de 2026  • Freepik

Ao todo, são ofertadas 4.823 vagas, distribuídas em 18 campi localizados em diferentes regiões do estado

Foram divulgados recentemente os editais para o Processo Seletivo 2026 do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais), que contemplam vagas em cursos técnicos (integrados e subsequentes) e de graduação.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, entre os dias 4 de agosto e 15 de setembro, no site da instituição. Ao todo, são ofertadas 4.823 vagas, distribuídas em 18 campi localizados em diferentes regiões do estado: Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.

Três tipos de cursos disponíveis pelo IFMG

O processo seletivo está dividido em três editais; são eles:Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: voltados a estudantes que estão concluindo o Ensino Fundamental. O aluno cursa, simultaneamente, o Ensino Médio e a formação técnica no IFMG.
Cursos de Graduação: inclui bacharelados, licenciaturas e cursos superiores tecnológicos para candidatos com Ensino Médio completo.

Taxas de inscrição e isenção

Os valores de inscrição variam conforme a modalidade: R$ 60 para cursos técnicos integrados, R$ 30 para graduação e isenção automática no caso dos técnicos subsequentes. O pagamento deve ser feito via plataforma PagTesouro, com opções como PIX, cartão de crédito ou boleto bancário (GRU simples).

Candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou oriundos de escolas públicas poderão solicitar isenção entre os dias 4 e 20 de agosto.

Escolha de cursos e critérios de seleção

Os candidatos podem escolher até três cursos, sob a condição de que todos pertençam ao mesmo campus. A seleção será feita com base na ordem de preferência informada pelo candidato, sendo atribuída automaticamente a vaga na primeira opção em que ele atingir a pontuação mínima exigida.

Por André Nicolau, colaboração para a CNN, São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *